quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Depoimento da turma

O passeio, ou melhor, a excursão científico técnico pedagógica.

Tudo começou com a idéia de dois professores: Antônio Carlos e Heleonora, os professores de química, eles planejavam realizar uma excursão para que os alunos compreendessem e se interessassem mais por química.
A idéia foi levada a diante e os alunos escolheram o nome do projeto: "FERRAÇO", ele nos levaria a Minas Gerais; iríamos a Fábrica da Fiat para conhecermos como funciona a montagem completa de um carro, a Vale para ver a extração de minérios, onde há uma mina.
A professora de Literatura se interessou pelo projeto e quis participar, propôs que a excursão visitasse também as lindas igrejas e monumentos históricos de Minas Gerais.
E no dia 11 de Outubro de 2008 às 11h30min da noite iríamos viajar para o passeio com os professores de química Heleonora e Antonio Carlos, com a professora de literatura Regina, com o inspetor da escola Paulo Rogério, e é claro com o motorista Antonio Carlos e seu assistente. Ao chegarmos à escola, vimos os pais, que ficavam de longe fazendo aquela triste despedida para os filhos. No ônibus muitos começaram a fazer uma festa, porém outros, já começaram a ficar "grogues" graças ao santo remédio Dramin, e para acabar com a agitação o grande Carlos Ramon devolveu o torresmo que tinha acabado de comer, assim foi a nossa viajem de ida.
Nos três dias de passeio, subimos e descemos muitas ladeiras em Ouro Preto. E todos os dias vimos aquela linda paisagem da montanha com a pedra torta "A Pedra e o Menino" (Ita-Corumin), que era ponto referencial na época em que era extraído ouro em Ouro Preto.

Primeiro dia - Ao chegarmos ao hotel, distribuíram várias camisas com o incrível nome do nosso projeto, "FERRAÇO’’. Ao entrarmos no hotel, fomos direto para o café da manhã, do qual até hoje sentimos saudade". Ao sairmos do hotel fomos para os incríveis morros de Ouro Preto, pois iríamos visitar igrejas, Ao chegarmos, o guia nos levou para vermos as obras de Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), que foi um grande escultor e entalhador mineiro (1738-1814) cujas obras mais importantes foram realizadas quando o artista tinha 60 anos de idade. Ele talhou 66 figuras em cedro que compõem os passos da Via Crucis e que estão no Santuário da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, e os 12 profetas que se encontram na mesma igreja, além de inúmeras decorações em interiores de igrejas e muitas outras obras históricas vale ressaltar que a doença que lhe valeu o apelido o atacou quando ele tinha cerca de 40 anos. Ao sairmos fomos para um museu em que vimos peças que eram usadas em escravos, para sua captura e também castigos. E neste mesmo museu vimos todas as moedas que foram usadas no Brasil até então.
Retornamos ao hotel e almoçamos. Tivemos o resto do dia livre. Alguns foram para a piscina, outros para a sala de jogos, para sauna e outros preferiram jogar bola. Quando anoiteceu colocaram músicas para dançarmos, foi um dia muito agradável, e um fato um tanto quanto curioso que vale ser lembrado nos aconteceu: o entrosamento estava tão bom que queríamos voltar a ser crianças, para nos divertirmos mais ainda, foi quando surgiu a brilhante idéia de brincarmos de pique - esconde. – imaginem nós adolescentes, entre 15 e 18 anos querendo brincar de pique – esconde? Mas foi muito legal! –
Com o toque de recolher (às onze da noite) fomos para os quartos, exaustos e querendo dormir.
No dia seguinte, o professor Antônio Carlos e o inspetor da escola, responsáveis por nos acordar, iniciaram sua tarefa e com certeza não deveriam ter sido as pessoas escolhidas, pois sem muita delicadeza não é difícil imaginar a maneira como fomos acordados, praticamente no "tranco", como dizem os mineiros "vambora", e assim iniciamos o segundo dia.

Segundo dia - Tomamos mais uma vez aquele café maravilhoso e saímos em direção à fábrica nacional da Fiat. Ao chegarmos o guia nos mostrou a imensa instalação, a produção e equipamentos e como ela funcionava de maneira geral.
Vimos inúmeras quantidades de máquinas e tivemos o privilégio de acompanhar o processo de montagem de um carro e depois como ele é testado.
Almoçamos na própria fábrica e voltamos a Ouro Preto, para visitarmos mais monumentos, igrejas, obras e uma antiga mina onde era extraído ouro, e aproveitamos o passeio para comprarmos um presente (estimado em R$10 reais) para um amigo oculto, foi divertido. O amigo oculto começou umas 8 horas da noite, e até esse horário ficamos jogando, conversando etc.

Terceiro e último dia - Mais uma vez fomos acordados às 06h30min da manhã, no mesmo ritmo, arrumamos as malas e nossos pertences, pois não retornaríamos mais ao hotel. Neste dia visitamos a Vale.
A viagem até a Vale foi um pouco demorada, ao chegarmos, almoçamos, e assistimos uma palestra, e aprendemos vários pontos primordiais da empresa.
Ao terminar a palestra, fomos para a central, que é muito computadorizada e com grandes painéis. Depois disto fomos a locais de onde eram extraídos os minérios. Em alguns destes locais algumas pessoas juraram ter visto mar (mar em Minas Gerais???) Coisa de mineiro UAI!!!.
Ao sairmos da Vale retornamos à Teresópolis, a volta começou agitada conversamos bastante, enfim fomos rendidos pelo cansaço e acabamos dormindo. Foi um passeio muito proveitoso, e com certeza ficará na lembrança.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos que nos propiciaram este grande momento.



(texto por: RICARDO AUGUSTO, CARLOS RAMON E NATHALIA BRASIL) TURMA 221

2 comentários:

Anônimo disse...

Muuuuuito boooom
=)
Vamo lá, Jé!

Anônimo disse...

Esperamos ansiosamente a Excursão Técnico-pedagógica do ano que vem!

:)

gabi