segunda-feira, 10 de novembro de 2008

CSN



CSN

A Companhia Siderúrgica Nacional foi fundada em 9 de abril de 1941 e iniciou suas operações em 1º de outubro de 1946. Como primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, a CSN é um marco no processo brasileiro de industrialização. O seu aço viabilizou a implantação das primeiras indústrias nacionais, núcleo do atual parque fabril brasileiro. Privatizada em 1993, e após mais de seis décadas de atividade, continua a fazer história.

Com capacidade de produção anual de 5,6 milhões de toneladas e cerca de dezesseis mil empregados, a CSN concentra suas atividades em siderurgia, mineração e infra-estrutura.
A estratégia integrada e alinhada ao negócio principal assegura posição de liderança no setor siderúrgico brasileiro. A aquisição dos ativos da Heartland Steel, constituindo a CSN LLC, nos Estados Unidos, em 2001, marcou o início do processo de internacionalização da CSN.
Atualmente, entre seus ativos a empresa conta com uma usina siderúrgica integrada, cinco unidades industriais, sendo duas delas no exterior (Estados Unidos e Portugal), minas de minério de ferro, calcário e dolomita, uma forte distribuidora de aços planos, terminais portuários, participações em estradas de ferro e em duas usinas hidrelétricas. Com uma gestão firme e inovadora, a empresa acredita na força empreendedora do capital nacional e no enorme potencial brasileiro de competitividade no setor siderúrgico.

O aço da CSN está presente em diversos segmentos, entre os quais se destacam o Automotivo, Construção Civil, Embalagem, Linha Branca e OEM, fornecidos para clientes no Brasil e no Exterior.

- AÇO EM SUA VIDA

Você sabia que...

... o aço pode ser facilmente separado de outros resíduos, principalmente por eletromagnetismo? Por isso, pode ser utilizado infinitas vezes, mantendo as mesmas características, com baixo custo e alta eficiência no processo.
... a cada 75 embalagens de aço recicladas, salva-se uma árvore que, sem isso, estaria sendo transformada em carvão vegetal? A cada 100 latas recicladas, poupa-se o equivalente a uma lâmpada de 60 W acesa por uma hora?

... as latas amassadas não comprometem a qualidade do produto envasado? As latas são revestidas por vernizes protetores elásticos que resistem a deformações. Na fixação da tampa, o produto sofre uma "deformação" de 180 graus, sem que isso comprometa a qualidade do conteúdo.

... a Usina de Itaipu foi erguida com o aço de 350 torres Eifel?

... a reciclagem da sucata de aço permite a produção de um novo aço consumindo apenas aproximadamente 70% da energia gasta para a produção a partir de matérias-primas naturais?

... o prazo de validade dos refrigerantes é maior nas latinhas do que em outras embalagens? Esse tipo de embalagem conserva o gás das bebidas por mais tempo. Por isso as garrafas “pet” têm prazo de validade menor.
... o concreto, quando reforçado internamente com barras de aço, é chamado de concreto armado?
... um automóvel contém aproximadamente 450 kg de chapas de aço (normalmente chapas laminadas a frio ou zincadas). E 90 milhões de toneladas dariam para produzir 200 milhões de automóveis. Considerando um comprimento de 3 metros por automóvel, se colocados pára-choque contra pára-choque, estes 200 milhões de veículos formariam uma fila que circundaria a Terra cerca de 15 vezes.

... uma lata de óleo de 900ml utiliza cerca de 90g de folhas de flandres. 8km (8.000m) de folha de flandres podem produzir 90 mil latas, ou seja, 620 mil km de folha de flandres são necessários para produzir 1 lata de óleo para cada habitante da Terra.

... aço temperado é o aço produzido a partir da purificação do ferro quando este ainda estiver no estado líquido, recém-retirado do alto-forno e resfriado muito rapidamente? Assim, ele será resistente e brilhante. O processo pelo qual o aço é aquecido e rapidamente resfriado é chamado de têmpera.

SIDERURGIA

- LAMINADOS A QUENTE

Os produtos laminados a quente da CSN atendem às principais aplicações do mercado transformador de aço. São usados especialmente na indústria automobilística, na construção civil e em autopeças, tubos, vasilhames, relaminação e implementos agrícolas.

Os laminados a quente da CSN são oferecidos ao mercado com as seguintes especificações:
Aços para Uso GeralAços ao carbono-manganês sem adição de elementos microligantes, com garantia do atendimento à composição química, largamente empregados em construção civil e mecânica, autopeças, indústria de móveis, tubos, implementos agrícolas e outros.

Aços para Relaminação
Aços de baixo-carbono acalmados com alumínio, com garantia de composição química e propriedades mecânicas, apresentando características adequadas às aplicações para laminação.

Aços Qualidade Estrutural
Com garantia de composição química e propriedades mecânicas, podem ou não conter elementos microligantes. São amplamente utilizados em componentes estruturais que precisam ter desempenho mecânico aliado a boas características de soldabilidade, como pontes, torres de linhas de transmissão, caçambas e estruturas de máquinas.

Aços Qualidade Estrutural de Boa Conformabilidade
Com garantia de composição química e propriedades mecânicas, podem ser microligados ou não. Largamente utilizados em componentes estruturais conformados a frio, em que são exigidas elevadas resistência mecânica e conformabilidade, além de boa soldabilidade. São aplicados, principalmente, em longarinas, travessas de chassis e rodas automotivas.

Aços Qualidade Estrutural de Alta Resistência
Também com garantia de composição química e propriedades mecânicas, são muito utilizados em aplicações em que se exigem elevados níveis de propriedades mecânicas, mantendo-se boa tenacidade e soldabilidade. Empregados, especialmente, em construção civil e mecânica e implementos agrícolas.

Aços Qualidade Estrutural Resistente à Corrosão
Largamente empregados na construção civil, têm garantia de composição química e propriedades mecânicas, apresentando boa tenacidade e soldabilidade, elevada resistência à corrosão atmosférica e alta resistência mecânica. Pertencentes a esta classe de produto, os aços patináveis CSN-COR 420 e CSN-COR 500 têm resistência à corrosão no mínimo quatro vezes superior aos aços estruturais convencionais.

Aços Qualidade Tubos
Aços soldáveis de média e alta resistência mecânica empregados em oleodutos e gasodutos, entre outros, e com diâmetros diferentes para cada aplicação. Por exemplo, os tubos de grande diâmetro, normalmente utilizados na indústria petrolífera, podem ser fornecidos desde a classe API 5L-A, para tubulações sujeitas a menores pressões internas, até classes mais altas, para tubulações que trabalham com grandes pressões.

Aços Qualidade Estampagem
Sua principal característica é a alta conformabilidade, daí serem amplamente utilizados na fabricação de peças ou componentes por processos de estampagem e estiramento. Com garantia de composição química e propriedades mecânicas, podem ser fornecidos nos graus de estampagem média, profunda e extraprofunda.

Aços Qualidade Recipiente para Gases
Também com garantia de composição química e propriedades mecânicas e com características de boa estampabilidade e soldabilidade, destinam-se à fabricação de recipientes para gases, que trabalham sob pressão, como recipientes para gases liquefeitos de petróleo (GLP).

MERCADOS

- AUTOMOTIVO

MINERAÇÃO

Um dos maiores e mais competitivos complexos siderúrgicos integrados da América Latina, a CSN concentra suas atividades em mineração, siderurgia, cimento e logística.

NAMISA
Subsidiária integral de mineração da CSN a Nacional Minérios S.A (NAMISA), adquiriu em julho de 2007, a Companhia de Fomento Mineral e Participações (CFM), localizada no Estado de Minas Gerais e com instalações próximas à Mina de Casa de Pedra, em Congonhas (MG), principal ativo de mineração da CSN. Em 30 de março de 2008, a CFM foi incorporada à NAMISA.

A NAMISA explora diversas minas de minério de ferro no quadrilátero ferrífero e também possui instalações de processamento de minério estratégicas nas proximidades de suas minas.

Através da CFM, a Namisa produziu no quarto trimeste de 2007, 1,1 milhão de toneladas, alcançando o volume total de 2,4 milhões de toneladas no final do exercício.
As compras de minério de ferro de terceiros pela Namisa totalizaram 3,8 milhões de toneladas no acumulado do ano.

A empresa está expandindo a capacidade de produção de suas instalações e estima-se que, em 2008, as vendas da NAMISA atinjam 13,5 milhões de toneladas de produto, sendo que 7,5 milhões serão de produção própria e 6,0 milhões de toneladas de minério de terceiros.

Os investimentos estimados para a NAMISA são da ordem de US$ 265 milhões até 2011.
O objetivo da CSN é transformar a NAMISA – já em 2008 – numa empresa de porte internacional no setor de mineração.

RESPONSABILIDADE SOCIAL COM O MEIO AMBIENTE

Reconhece, ainda, que tão importante quanto a qualidade de seus produtos, é a qualidade de vida de seus empregados e da comunidade. Por isso, compromete-se a defender o Meio Ambiente S.E.M.P.R.E.

Suporte ao negócio – incorporar o fator ambiental como parte integrante
de toda decisão de negócios

Empresa transparente – manter canais de comunicação permanentemente
abertos com o governo, os empregados e a comunidade, no que concerne às questões ambientais da empresa.

Melhoria contínua – melhorar continuamente o desempenho ambiental de
seus processos.

Prevenção da poluição – desenvolver e incentivar programas visando à
prevenção da poluição nas suas fontes geradoras.

Respeito á Legislação Ambiental – atender à Legislação Ambiental vigente
e demais requisitos, buscando, sempre que possível, alcançar resultados melhores do que os exigidos.

Equacionamento das Não-Conformidades – reconhecer e atuar no
equacionamento das não-conformidades ambientais de sua responsabilidade.

0 comentários: